quarta-feira, 20 de abril de 2011

AULA DE MATEMÁTICA USO DAS TIC

Sintam-se à vontade para aproveitar o que tem de interessante na aula postada em WEBQUEST. Comentem para interagirmos no pensamento em melhorar o ambiente educacional.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mapa da Mente

É possível fazer um mapa da mente e modificar a qualquer momento junto a outros colaboradores, este é uma amostra para saber que é possível colocar dentro do blog. Ao publicar, ele oferece um códico para tal operação. você pode criar seu mapa em mindmeister

sábado, 9 de abril de 2011

BLOGLINES

A cada dia que passa somos surpreendido com um recurso tecnológico que oportuniza o professor criar situações didáticas para trabalhar os conteúdos escolares. O estudo sobre Web 2,0 me levou a conhecer, pois ainda não sabia, o bloglines. Ele favorece ao educador acompanhar todos os blogs sem precisar abrir umpor um. É possível também nomear os blogs de uma turma de aluno por nome, além de outras possibilidades de acompanhamento sobre as postagens recentes. É muito interessante. Estou me aprofundando um pouco mais para poder repassar para aqueles que tiverem interesse.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

IMPRESSÕES TECNOLÓGICAS

Até o início do ano 2008, meu contato com os recursos interativos virtuais não existia. Foi com a minha inserção no Curso de Formação de Professores UFBA/Irecê, a partir de junho de 2008 que comecei a ouvir falar sobre as TIC, Tecnologias de Informação e Comunicação. Meu primeiro professor foi o reconhecido Nelson Pretto, Pessoa que apresenta uma fervorosa vontade que esses recursos venham fazer parte da rotina dos professores como meios para que os alunos possam aprender de maneira diversificada. Uma aula diferente dos tempos do guadro negro, da lousa do professor.
Fazer parte deste contexto não é possível senão experimentar o que já existia e existe para interagir com a sociedade virtual. Em uma atividade com Maria Helena Bonilla, fui convidado, assim como outros colegas, a abrir o meu blog; Inicialmente achei a ideia muito difícil. Não sabia nem por onde começar. Tecnologia não era a minha praia.
Aos poucos fui me interagindo com as ferramentas que auxiliam no processo de criação do blog. Pronto, me tornei um blogueiro! Assim que conseguir colocar minha foto no perfil, fazer uma postagem simples, editar meu perfil fiquei maravilhado de alegria. A todo o momento queria mexer no blog, sempre postar algo para que alguém pudesse ler e perceber que o autor seria Gervásio. A dificuldade é que não tinha internet, muito menos computador. Somente quando participava das atividades é que futucava um pouco o meu blog. Isso com os computadores do Tabuleiro Digital.
Um ano após o início da formação, já estava com contas de email: gmail, hotmail, yahoo. Assim pude fazer parte de alguns espaços ainda desconhecidos a minha pessoa. O Orkut foi uma necessidade, pois as pessoas dentro da escola, maioria alunos, não falavam outra coisa e eu ficava meu isolado da discussão, pois não sabia como interagir com as pessoas virtualmente através do Orkut. Entrei no espaço, resgatei colegas que não tinha visto a muito tempo, inclusive muito distante de Irecê e conheci outros colegas dos meus colegas. Até hoje uso, além do MSN, correio eletrônico, Fóruns, para interagir com a sociedade da Comunicação e Informação Virtual. Tenho o maior encanto com as tecnologias e apesar de não está inteiramente seguro com os novos recursos educacionais, tento introduzir aos poucos com os alunos e professores na escola em que trabalho.
Por falta de internet na escola, tenho provocado os professores a usarem a planilha eletrônica, editor de texto, jogos educativos para que possam mudar as estratégias de trabalhar os conteúdos escolares. Já tive a oportunidade de trabalhar com o Editor de Áudio em 2009 e foi sensacional. O estímulo dos alunos em participar da atividade é outro. Eles buscam e questionam sobre o processo. Fizemos roteiros, gravamos e depois editamos para o produto final. A culminância foi a apresentação do trabalho pronto com debate sobre as possibilidades que o áudio oferece para o aluno aprender o conteúdo escolar. As metodologias vão sendo criandas a partir das necessidades de aprendizagem do aluno
No momento, 2011, estou maravilhado com o projeto que oferece um laptop a cada aluno e por cima com conexão a internet. Fico imaginando o quanto esses alunos poderão avançar nos critérios escolares e de cidadania. Sei das dificuldades que sinto para trabalhar as tecnologias com os alunos e sei também as de alguns colegas que estão imbuídos nesse mesmo processo.
O racional do UCA é que não entregou as máquinas nas mãos dos professores e alunos sem antes passar por um processo de interação com o objeto. A formação que estou tendo é essencial para perceber o tanto que ainda preciso avançar para ter segurança de trabalhar com os alunos. São muitas coisas que estou, assim como meus colegas, precisando me aperfeiçoar. Sinto menos angustiado porque sei que o processo de formação vai me garantir, pelo menos, o básico para ser um profissional que venha contribuir com o processo de inserção das tecnologias na educação.
Percebo, mesmo antes de entregar o laptop ao aluno, a presença dos pais na escola a procura de se inteirar da nova forma de trabalhar os conteúdos na sala de aula e até o compromisso de preservar o material que seu filho receberá. Já está gerando um impacto positivo na sociedade em torno da escola. As escolas vizinhas já estão querendo viver esse momento também, porque os pais estão provocando esse desejo para seus filhos. É uma questão de cidadania, é a inserção do ser humano no espaço atual.