quarta-feira, 4 de junho de 2014

GINCANA DIGITAL 2014

Agora é a vez das escolas tomarem o posicionamento sobre os trabalhos com os Laptops do PROUCA Programa Um Computador por Aluno. O período de formação acabou e a avaliação sobre os trabalhos desenvolvidos nas escolas será apresentada ao MEC, pela UFBA, como produto final. Este avaliará e dirá se o Programa continua ou se foi simplesmente mais uma tentativa de buscar uma maneira de trabalhar as TICs nas escolas. 
Como participante da formação oferecida, acredito que professores e demais envolvidos podem e devem criar alternativas para dar continuidade ao Programa. Pensando assim, desenvolvi um Projeto que está sendo trabalhado na Escola Duque de Caxias, onde envolve todos os alunos e professores. A GINCANA DIGITAL está sendo o carro chefe das tecnologias na entidade estudantil, uma vez que há recursos suficientes para promover o trabalho com as TICs. Além do laboratório de informática, contamos com quase 400, dos 500 Netbooks do PROUCA que chegaram, em condições de uso. A problemática maior está nos carregadores, pois estão queimando com muita frequência e por isso, só alguns  alunos levaram os aparelhos para casa. Os suficientes foram distribuídos para nove turmas, sendo cinco de quinto ano e três de quarto ano escolar, alunos de 9 e 10 anos. Esses estão usando nas suas casas com irmãos, pais e colegas e na escola até que a bateria fique sem carga. Ao chegar na sala os aparelhos são ligados e assim fazem usos das diversas formas possíveis. Estão cientes que só devolverão no final do ano. Os demais usam na escola depois de carregados turma por turma. É trabalhoso, mas gratificante!
Até o momento a Gincana contou com cinco tarefas lançadas e realizadas com muito empenho e gosto por parte de alunos e professores. 
Produzindo o mapa
Entre elas  foi possível traçar um percurso em que os envolvidos encontrassem mundos, muito divulgado, mas pouco conhecido por parte deles. Conheceram mais de 20 aplicativos do Netbook, visitaram museus, em destaque o de Arte e Ofícios, Exploraram o MAPS, traçaram percursos, produziram tabelas e transformaram em gráficos usando o aplicativo KCHART do UCA. Aqui professores e alunos aprenderam em "comunhão", como enfatizou  o sempre Paulo Freire. O produto final das cincos tarefas será uma produção de 17 atividades que será postada em blog para que o mundo inteiro possa ter acesso. Professores e alunos produtores.

Gráfico produzido no KCHART - UCA

Produção de desafios pelos alunos


Explorando o KCHART